Notícias de saúde

Menopausa não responde a tratamentos alternativos

09 de agosto de 2006 (Bibliomed). Quase metade dos adultos americanos usa tratamentos complementares e alternativos a cada ano, por uma variedade de razões. Estes tratamentos estão cada vez mais populares, a ponto de se tornarem uma opção de tratamento para várias doenças e sintomas, como no caso da menopausa, que é normalmente tratada com os hormônios estrógenos.

Um novo artigo, publicado no último número da revista Archives of Internal Medicine, fez uma revisão dos tratamentos complementares dos sintomas da menopausa. Foram revistos trabalhos publicados em língua inglesa, comparando uma terapêutica complementar ou alternativa com placebos, para o tratamento dos sintomas da menopausa.

Quarenta e oito estudos de fitoestrógenos e outros agentes biológicos, mostraram resultados conflitantes; ao mesmo tempo, estudos usando energia mental, terapias corporais, e manipulações, mostraram-se de pequeno benefício no tratamento dos sintomas da menopausa.

Os autores concluíram que, apesar de certos estudos individuais darem amparo a tratamentos alternativos, os dados são insuficientes para dar suporte a qualquer tratamento complementar ou alternativo no tratamento dos sintomas da menopausa.

Fonte: Arch Intern Med. 2006;166:1453-1465.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários