Notícias de saúde

"Ondas de calor" melhoram com medicamento para epilepsia

18 de julho de 2006 (Bibliomed). O medicamento anticonvulsivante Neurontin ® (gabapetina) pode funcionar tão bem quanto o estrógeno no alivio das "ondas de calor", observados nas mulheres durante a menopausa. Isso é o que indicam os achados de uma pesquisa da Universidade de Rochester Medical Center, publicada na revista Obstetrics & Gynecology.

Já existiam informações anteriores de que o medicamento parecia funcionar neste tipo de ocorrência comum na menopausa. Na pesquisa, a ganapetina foi comparada ao estrógeno e a comprimidos de placebo, sendo analisadas 60 mulheres que tinham apresentado pelo menos 50 episódios de ondas de calor, ao menos uma vez por semana.

Na pesquisa realizada, com duração de 3 meses, foram registradas a freqüência e severidade das ondas de calor, tendo sido criada uma pontuação de quantificação de cada pulso.

Ao final do estudo, a pontuação da onda de calor média do grupo que recebeu placebo era 54% menor do que no começo do estudo. A diminuição na pontuação das ondas foi 71% menor no grupo da gabapetina e 72% menor no grupo do estrógeno.

Fonte: Obstetrics & Gynecology, July 2006; vol 108.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários