Notícias de saúde

Extrato de tomate: novo tratamento para a hipertensão?

27 de janeiro de 2006 (Bibliomed). O tratamento da hipertensão arterial pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

É sabido que o extrato de tomate contém substâncias carotenóides tais como o licopeno, beta caroteno, e vitamina E, que são conhecidos como antioxidantes eficazes para combater os radicais livres e reduzir a velocidade da progressão da aterosclerose (doença na qual placas de gordura se depositam nas artérias do coração e de todo o organismo, causando a sua obstrução).

Com o propósito de avaliar o efeito do extrato de tomate na pressão arterial em casos de  hipertensão arterial leve, pesquisadores em Israel analisaram 31 adultos de ambos os sexos com idades entre 30 e 70 anos. O estudo foi publicado no número de janeiro de 2006 da revista American Heart Journal.

Os participantes do estudo passaram 4 semanas ingerindo uma cápsula de placebo todos os dias; a seguir receberam uma cápsula de extrato de tomate por dia, durante 8 semanas. Finalmente, eles receberam, durante outras 4 semanas, novas cápsulas de placebo.

Os resultados obtidos indicaram que, em média, a pressão sistólica (máxima) dos participantes caiu 10 pontos, enquanto a pressão diastólica (mínima) caiu quatro pontos durante o período em que eles consumiram extrato de tomate; estes números foram considerados estatisticamente significativos.

Fonte: American Heart Journal. Volume 151, Issue 1, Pages 100.e6-100.e1 (January 2006).

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários