Notícias de saúde

Reposição hormonal ainda causa polêmica entre especialistas

23 de janeiro de 2006 (Bibliomed). Há evidências de que terapias de reposição hormonal - TRH - para mulheres que já passaram pela menopausa possam trazer benefícios relativos à diminuição do risco cardiovascular, mas ainda não houve nenhum estudo bem desenhado que fosse capaz de confirmar tal hipótese.

Artigo científico publicado na mais recente edição da revista especializada Menopause discute algumas das muitas questões que permanecem em aberto com relação às terapias de reposição hormonal para mulheres.

Embora as evidências contra-indiquem a terapia de reposição hormonal para mulheres mais velhas e aquelas que apresentem sinais de doença coronária, o uso de estrógeno ainda permanece como o tratamento mais eficaz para os sintomas vasomotores associados ao climatério. Além disso, continua sendo pouco claro o efeito da TRH no surgimento de doença coronária em mulheres no período recente pós-menopausa.

Estas controversas questões clínicas não resolvidas provêem a base para a nova pesquisa Kronos Early Estrogen Prevention Study, um estudo de 5 anos que hora se inicia, e que irá avaliar a eficácia de estrógenos orais de baixas doses e estradiol transdérmico na prevenção da progressão da aterosclerose em mulheres na fase de pós-menopausa recente.

Fonte: Menopause. 13(1):139-147, January/February 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários