Notícias de saúde

Raio X de tórax detecta precocemente o câncer pulmonar

16 de janeiro de 2006 (Bibliomed). Um simples raio X de tórax é capaz de detectar um número substancial de cânceres de pulmão que se encontrem em uma fase inicial potencialmente curável. Isso é o que indicam os resultados de um grande estudo americano acerca da eficácia de mecanismos pró-ativos de busca por este tipo de tumor em homens e mulheres.

A pesquisa foi realizada pelo grupo do Prostate, Lung, Colorectal and Ovarian (PLCO) Cancer Screening Trial e recentemente publicada na revista Journal of the National Cancer Institute no número de 21 de dezembro de 2005.

De acordo com as radiografias simples de tórax de 77.465 pessoas, em 5.991 casos ocorreram resultados que se mostraram “suspeitos para câncer de mama”. Este número correspondeu a quase 9% do total. Ao se realizar exames mais detalhados, o câncer de pulmão foi diagnosticado em 126 indivíduos, sendo que 44 por cento dos tumores se encontravam ainda em fase inicial.

Este número de tumores descobertos em fase inicial contrasta com os dados da população geral, onde apenas de 15 a 20 por cento dos cânceres de pulmão são diagnosticados na fase inicial, indicando assim o valor positivo da radiografia simples de tórax no diagnóstico precoce destes tumores.

Os pesquisadores, entretanto, ainda não sabem informar se uma redução da mortalidade por câncer pulmonar será observada ao se fazer o diagnóstico precoce.

Fonte: Journal of the National Cancer Institute, Vol. 97, No. 24, 1832-1839, December 21, 2005.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários