Notícias de saúde

Consumo de grãos de cereais no café da manhã ajuda a manter a forma

22 de dezembro de 2005 (Bibliomed). Um artigo publicado na ultima edição da revista Obesity Research concluiu que o Índice de Massa Corporal (IMC) e o ganho de peso estão inversamente associados com o consumo de cereais pela manhã, independentemente dos outros fatores de risco.

O estudo, que foi realizado por pesquisadores da Harvard Medical School, teve como objetivo avaliar em perspectiva a associação entre o consumo de grãos inteiros ou refinados e o risco de sobrepeso (IMC > 25kg/m2) e ganho de peso.

Foram examinados mais de 17.000 médicos entre 40 e 84 anos, que forneceram informações sobre seu peso, altura e consumo de cereais no café da manhã. No momento da avaliação basal, em 1982, os médicos avaliados não eram portadores de doença cardiovascular, diabetes mellitus, e câncer.

Durante 8 e 13 anos de seguimento, respectivamente, os homens que consumiram regularmente cereais no café da manhã, pesavam menos do que aqueles que consumiram cereais no café da manhã de modo menos constante.

Fonte: Obesity Research, 13:1952-1960 (2005).

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários