Notícias de saúde

Confirmado: tamoxifeno reduz o risco de câncer de mama

25 de novembro de 2005 (Bibliomed). Dados adicionais de seguimento por vários anos de um grande estudo clínico acerca do uso do medicamento tamoxifeno para a prevenção do câncer de mama, confirmam que a droga reduz o risco deste tipo de câncer, de acordo com um estudo publicado no número de 16 de novembro de 2005 da revista Journal of the National Cancer Institute.

O National Surgical Adjuvant Breast and Bowel Project (NSABP) Breast Cancer Prevention Trial (P-1) teve início em 1992. Mais de 13.000 mulheres com idade de 35 anos ou mais, que estavam sob alto risco para ocorrência de câncer de mama foram designadas para receber um placebo ou tamoxifeno durante 5 anos, aleatoriamente.

Nos resultados gerais, uma redução global de 49% no risco de câncer de mama foi observada em mulheres que usaram o tamoxifeno.

As participantes foram informadas que estavam usando um placebo ou tamoxifeno, de forma que mulheres que estivessem usando o placebo poderiam ter também a opção para usarem o tamoxifeno.

Fonte: J Natl Cancer Inst 2005; 97: 1652-1662.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários