Notícias de saúde

Ajuda de Alimentos da ONU Chega a Afeganistão

ISLAMABAD, Paquistão (Reuters) - Um comboio com ajuda emergencial de alimentos enviado pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP, sigla para World Food Programme) chegou ao enclave sitiado pela oposição no norte do Afeganistão.

A informação foi anunciada na segunda-feira por uma fonte da WFP que também informou que o organismo planeja enviar outro carregamento já que a situação é muito grave.

O funcionário da ONU disse domingo em Kabul, capital do Afeganistão, que o comboio carregando cerca de 400 toneladas de trigo e biscoitos enviado para o enclave de Dara-i-Souf na província de Samangan chegou à região na noite de domingo e a população local começou a distribuir a comida. Dara-i-souf está tomada por uma aliança de oposição baseada na norte mas está fechada por forças de domínio do movimento Taleban.

A guerra e a seca têm deixado muitas pessoas na região com poucos recursos, e os habitantes do local dizem que o cerco parcial do Taliban tem empurrado os preços para três ou quatro vezes o nível das regiões dominadas pelo movimento no resto do país.

"As pessoas estão no limite. Há sempre mortes relacionadas à fome, particularmente entre crianças pequenas", disse o funcionário do programa. Ele informou que muitas pessoas têm sido forçadas a comer plantas selvagens que podem ser venenosas. Os serviços de ajuda também estão preocupados sobre quantas pessoas na região montanhosa vão sobreviver ao inverno.

No ano passado, a WFP enviou cerca de 350 toneladas de comida para a área no ano passado e conforme o funcionário do organismo a necessidade é maior este ano, devido a devastação da seca e a piora da guerra.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários