Exercícios regulares previnem o declínio físico no idoso

05 de Abril de 2005 (Bibliomed). Nos idosos, níveis mais altos de função física já foram freqüentemente associados com maiores níveis de atividade física. Em um novo estudo publicado neste mês de abril de 2005, pesquisadores ingleses e americanos testaram a hipótese de que a atividade física preserva uma melhor função física se realizada mais precocemente e durante um período mais prolongado, antes do início do declínio físico relacionado com a idade.

O artigo, publicado na revista American Journal of Preventive Medicine, indicou que os homens e mulheres de meia-idade que praticam exercício regular correm menos risco de virem a sofrer de limitações físicas.

Depois de estudos anteriores demonstrarem que permanecer ativo ajuda os mais velhos a evitar as incapacidades mentais, os investigadores descobriram, através da avaliação de 6398 pessoas, acompanhadas por 8,8 anos, e que tinham idades entre os 39 e 63 anos, que quem faz exercícios regulares tem menos possibilidades de ter problemas físicos mais tardiamente.

Fonte: American Journal of Preventive Medicine Volume 28, Issue 3 , April 2005, Pages 245-250

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.