Notícias de saúde

Enxaqueca e risco cardiovascular estão associados

01 de março de 2005 (Bibliomed). Pessoas portadoras de enxaqueca têm um risco mais elevado de surgimento de doenças cardiovasculares. Isso é o que indicam os resultados de um novo estudo preparado pelos National Institutes of Health dos Estados Unidos e Institute of Public Health and the Environment da Holanda.

Segundo os pesquisadores, em artigo publicado no último número da revista Neurology, este risco parece ser mais acentuado nos pacientes que têm enxaqueca com a chamada "aura".

No estudo, os investigadores compararam 620 indivíduos com enxaqueca com 5135 sem a doença; dos que apresentavam a enxaqueca, 31% deles apresentavam a aura. Os fatores de risco cardiovascular medidos incluíram a pressão arterial. colesterol sérico, tabagismo, uso de anticoncepcional oral, e o risco para infarto do miocárdio ou morte por doença coronária.

Os estudo permitiu verificar que os portadores de enxaqueca tinham um perfil mais desfavorável no que diz respeito a valores de colesterol e hipertensão arterial.

Fonte: Neurology, 2005;64:614-620

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários