Notícias de saúde

Sonhos podem ajudar a encontrar soluções para os problemas do dia a dia

05 de janeiro de 2005 (Bibliomed). Colocar a cabeça no travesseiro e buscar a solução para os problemas durante o sono é um conselho antigo. Entretanto, uma nova pesquisa sugere que a resposta para seus problemas pode ser encontrada em seus sonhos.

No novo estudo, publicado na revista Journal of Sleep Research , 470 estudantes de psicologia canadenses registraram os seus sonhos durante uma semana. Eles avaliaram qual era a recordação de seus sonhos, como também a sua intensidade, emoções geradas, e impacto.

Após uma semana, os participantes observaram novamente as anotações feitas acerca de seu sonho mais bem lembrado, buscando encontrar qualquer associação entre o sonho e eventos selecionados de maneira aleatória ocorridos até uma semana antes do sonho.

Segundo a avaliação feita por dois analistas independentes, e que revisaram os sonhos e os eventos relacionados, os sonhos realmente tentam oferecer soluções para os problemas do dia a dia. Foi ainda concluído que o mundo dos sonhos aparentemente trabalha depressa e propõe soluções e conselhos à noite depois de um determinado evento, e também seis a sete dias após o evento ter acontecido. As soluções que apareceram depois de aproximadamente uma semana foram especialmente significativas para as mulheres participantes no estudo.

Fonte: Journal of Sleep Research, December 2004; vol 13: pp 327-337

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários