Notícias de saúde

Morte de Criança com Asma Diminui nos EUA

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - Depois de os casos de asma aumentarem regularmente nos últimos anos nos Estados Unidos, há algumas boas notícias. Um novo estudo do Centro Nacional para Estatísticas de Saúde sugere que as mortes de crianças devido à asma caíram entre 1996 e 1997.

E, embora novos dados liberados de 1998 demonstrem um pequeno aumento nas mortes de asma entre crianças, o número ainda permanece abaixo do pico de 1996, disse R. Michael Sly, autor do estudo e alergista do Centro Médico Infantil Nacional, em Washington.

Os números são "encorajadores", de acordo com o estudo de Sly da edição de agosto de Annals of Allergy, Asthma e Immunology.

"Embora mudanças em um único ano não possam estabelecer uma tendência, a estabilização das taxas de mortalidade de asma desde 1988 e reduções em 1997 são encorajadoras", disse Sly.

No geral, 154 crianças morreram devido à asma em 1997, comparadas a 191 em 1996, "a maior queda em um único ano desde 1971", de acordo com o estudo.

Embora não seja claro porque as taxas de morte de asma diminuíram entre 1996 e 1997, o estudo aponta uma pequena queda no fumo maternal e melhor administração de doenças desde 1991, quando as diretrizes de tratamento foram publicadas.

As diretrizes recomendam minimizar a exposição a alérgenos como poeira domiciliar e pêlo de animais, evitar exposição ao cigarro e, quando apropriado, receber vacinas antialérgicas, explicou Sly.

Em outras descobertas, as taxas de morte gerais de asma caíram para 2,0 por 100.000 pessoas em 1997 de 2,1 em 1994, depois de aumentar de 0,8 em 1977.

As minorias e pessoas pobres permanecem sob risco maior de desenvolver asma e morrer da doença. Dados revelam que em 1997, as taxas de morte de asma caíram entre homens e mulheres negras.

Os fatores que aumentaram o risco de morte da doença incluem subestimar a gravidade da asma, uso incorreto da medicação, exposição a alérgenos, infecção, má administração médica e uso de certas drogas como sedativos e tranquilizantes.

A exposição à poluição do ar e o fumo também podem aumentar o risco de morte por asma, indica o estudo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários