Notícias de saúde

EUA Devem Ter Regras Mais Rígidas para Transgênicos

Por Charles Abbot

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos se preparam para pedir mais informações dos fabricantes de alimentos antes dos alimentos geneticamente modificados serem vendidos. Além disso, o governo deve exigir que esses alimentos tenham rótulos especiais em suas embalagens.

A rotulagem é uma prioridade para os grupos de ativistas que têm apontado medos sobre o "alimento Frankstein" na Europa, pedindo mais testes sobre a segurança dos produtos e os efeitos dos grãos no meio ambiente.

A Food and Drug Administration (FDA), agência para controle de drogas e alimentos, quer ser consultada pelos fabricantes antes de colocarem no mercado alimentos transgênicos.

Em breve, a agência vai desenvolver regras para a rotulagem voluntária desses alimentos.

As medidas foram anunciados em 3 de maio pela Casa Branca em um pacote para "construir a confiança dos consumidores", assegurando que a regulamentação vai manter o passo com os desenvolvimentos e verificar se a rotulagem voluntária "é confiável e não equivocada".

A FDA vai requerer que as companhias de alimento notifiquem novos grãos ou alimentos com antecedência de 120 dias antes de serem colocados no mercado.

Dois líderes de grupos de consumidores, Michael Jacobson, do Centro para a Ciência e Interesse Público, e Carol Foreman, da Federação dos Consumidores da América, disseram que a postura da FDA é inadequada para assegurar aos consumidores que os novos alimentos são seguros.

"É muito pouco e muito tarde", disse Jacobson, culpando a agência por um "semivoluntário e secreto processo" para revisar os alimentos modificados.

Em carta à agência, Foreman e Jacobson pediram um sistema de revisão mais formal com acesso público ao material submetido pelos responsáveis por seu desenvolvimento e as razões para aprovação ou não. Os responsáveis deveriam ser obrigados a requerer formalmente à FDA e aguardar pela sua aprovação.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários