Notícias de saúde

África do Sul Investiga Denúncias de Demissões por HIV

Por Emelia Sithole

JOHANNESBURGO (Reuters) - A África do Sul anunciou na quinta-feira que vai investigar acusações do governo moçambicano que empresas mineradoras sul-africanas estariam cancelando contratos com trabalhadores de Moçambique infectados com HIV.

O Ministro do Trabalho sul-africano, Menbathisi Mdladlana, disse que pediu ao seu colega do Moçambique, Mario Sevene, mais informações, embora existam negativas por parte da Câmara Sul-Africana de Mineradoras.

"Se é verdade que empregadores no setor de mineração cortam contratos de trabalhadores por serem soropositivos sem dúvida é uma ação ilegal. É um assunto que estou preparado a discutir com o setor de mineração por ser uma questão de urgência", disse Mdladlana aos repórteres, após encontro com Sevene.

O ministro moçambicano disse ter um documento preparado por um médico do país, detalhando as acusações que algumas empresas mineradoras sul-africanas estavam realizando testes privados de HIV em mineradores moçambicanos e repatriando os infectados. A medida é contrária à lei trabalhista da África do Sul.

Estima-se que existam 60 mil imigrantes moçambicanos trabalhando nas minas da África do Sul, um dos setores mais atingidos pela epidemia da Aids.

A Câmara Sul-Africana de Mineradoras informou no início do ano que a indústria estava vendo um crescimento do número de mortes por Aids e que a produtividade estava sendo prejudicada, já que a doença se traduz em um número grande de faltas e uma grande demanda por cuidados médicos.

Conforme a Actuarial Society of South África, o HIV/AIDS poderá matar 10 por cento dos 300 mil mineradores por ano, colocando em risco a competitividade do setor, importante exportador da África do Sul.

Em Moçambique, as autoridades de saúde estimam que cerca de 700 pessoas são infectadas com o vírus HIV a cada dia e que o retorno dos mineradores doentes está aumentando as taxas de infecção.

Representantes da Câmara Sul-Africana de Mineradoras não estavam disponíveis para fazer comentários.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários