Afinal, cientistas poderão descobrir uma cura para a acne

02 de agosto de 2004 (Bibliomed).  O código genético da bactéria que causa a acne vulgaris, que atormenta milhões de adolescentes ao redor do mundo, foi descoberto. A bactéria, o Propionibacterium acnes, vive normalmente nas glândulas que secretam óleo em folículos de pelos, sem causar nenhum dano.

O DNA decodificado tem 2.333 genes, muitos deles responsáveis pela habilidade do micróbio em atacar e destruir componentes da pele humana, segundo informado na semana passada na revista Science.

Um grupo de cientistas liderados pelo Dr. Holger Bruggemann de Universidade de Georg-August em Gottingen, publicou os resultados de seus achados relativo à estrutura genética da bactéria, oferecendo a esperança de uma possível cura.

A pesquisa revela que existem numerosas proteínas relacionadas a genes envolvidas no processo de degradação de enzimas e de outras substâncias na pele. A acne, ao contrário de convicção popular, não é causada pela ingestão de chocolate ou frituras, mas por uma resposta anormal da pele a níveis normais de hormônios andrógenos.

Os investigadores esperam que a descoberta do genoma ajude a desenvolver novos tratamentos contra a acne, que afeta 80% de todos os adolescentes.

Fonte: Science Jul 30 2004: 569

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.