Notícias de saúde

TV nos fins de semana associada à obesidade em crianças

28 de Maio de 2004 (Bibliomed).  Já se sabe há longo tempo que o hábito de se assistir TV está fortemente associado à obesidade em crianças. Comer enquanto se assiste a programas de televisão e um maior consumo de alimentos cuja publicidade é veiculada nesse tipo de mídia são duas das hipóteses mais aceitas para explicar o fenômeno.

Um novo estudo divulgado esta semana na revista American Journal of Clinical Nutrition buscou analisar os hábitos alimentares de crianças de diversas etnias enquanto estas estavam frente a televisores.

De acordo com os autores, da Stanford University School Of Medicine, nos Estados Unidos,embora o conteúdo em gorduras dos alimentos consumidos ao assistir televisão não diferiu significativamente dos alimentos consumidos sem assistir TV, menos refrigerantes, fast food, frutas e vegetais foram consumidos ao se assistir televisão. A quantidade de alimento consumida ao assistir TV não esteve associada com o índice de massa corpórea (IMC) das crianças.

O estudo concluiu que o consumo de alimentos ricos em gorduras, especialmente durante os fins-de-semana, está associado ao hábito de se assistir TV e determinou maiores índices de massa corporal entre as crianças observadas.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition Vol. 79, No. 6, 1088-1094, Jalne 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários