Notícias de saúde

Alimentos ricos em grãos integrais protegem contra diabetes e doenças cardiovasculares

25 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). Os alimentos preparados com grãos integrais sempre foram considerados como bons aliados para ajudar a proteger contra as doenças cardíacas e também contra certos tipos de câncer. Um novo estudo, publicado na semana passada na revista Diabetes Care, é um de muitos que indica que existe um papel protetor dos grãos integrais contra a chamada síndrome metabólica, um fator de risco para doença cardiovascular e desenvolvimento do diabetes de tipo 2.

Pesquisadores da Universidade de Tufts, em Boston, examinaram a associação entre uma alimentação contendo diferentes tipos de carboidratos no surgimento de várias condições clínicas associadas a um aumento do risco do diabetes de tipo 2 e doença cardiovascular, chamadas coletivamente pelo nome de síndrome metabólica. Estima-se que essa síndrome - que inclui alterações no metabolismo da glicose, baixo colesterol sanguíneo, distribuição da gordura na parte central do corpo, e hipertensão arterial - afete de 20% a 25% dos adultos nos Estados Unidos. É também sabido que a dieta tem um papel no desenvolvimento da esta síndrome.

A investigação incluiu 2834 pessoas. Os cientistas descobriram que pessoas que tinham um consumo aumentado de grãos integrais, cereais com fibras, e dietas com um baixo índice de glicose, estavam associadas a uma melhor sensibilidade à insulina.

Na sua conclusão, os pesquisadores explicaram que as dietas com um alto conteúdo de glicose causam uma elevação súbita e drástica nos níveis de açúcar no sangue. Já dietas com taxas baixas de glicose fazem com que o açúcar sangüíneo se eleve mais gradualmente. Como uma regra geral, os alimentos que contêm baixo teor de gorduras e alto teor de fibras - frutas, vegetais, grãos integrais e legumes - freqüentemente prescritos para controle do peso e para ajudar a prevenir o diabetes, têm um baixo teor de glicose. Inversamente, alimentos processados e ricos em amido, tais como batatas, pães, cereais geralmente têm um alto teor de glicose.

Fonte:
Diabetes Care, February 2004; vol. 27: pp - 538-546.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários