Notícias de saúde

Anemia materna é fator de risco para depressão pós-parto

16 de Janeiro de 2004 (Bilbiomed). A depressão pós-parto é uma doença grave que pode afetar negativamente a saúde física e mental da nova mãe. A incidência da depressão no pós-parto é elevada chegando ao percentual de 10 a 15% nas mulheres que amamentam. O período de maior incidência está em torno dos primeiros dias do pós-parto.
Poucos estudos identificaram fatores fisiológicos que pudessem predispor uma mulher à depressão pós-parto. As condições existenciais e vivenciais nas quais se dá a gravidez podem influenciar a ocorrência da depressão pós-parto. É maior a incidência desse transtorno em parturientes adolescentes. Também é maior a incidência de depressão pós-parto em pacientes que experimentam dificuldades adaptativas à gestação, como por exemplo, nos casos de gravidez não desejada, gravidez contrária à vontade do pai, situação civil irregular, gravidez repudiada por familiares, carência social e outros fatores capazes de desestabilizar emocionalmente a relação entre a paciente e sua gravidez.

O papel da anemia materna no desenvolvimento da depressão pós-parto não está claro.
Pesquisadores da Pennsylvania State University avaliaram novas mães que foram visitadas em suas casas nos dias 7, 14 e 28 após o parto não complicado. A concentração de hemoglobina foi medida no sangue colhido da ponta do dedo em cada visita. Uma escala padronizada foi completada no 28º dia (Center for Epidemiological Studies-Depressive Symptomatology Scale, a CES-D).

Houve uma relação negativa entre o nível de hemoglobina no 7º dia de pós-parto e os sintomas depressivos no dia 28. Os escores da CES-D no 7º dia de mulheres com níveis normais de hemoglobina (>12 g/dl) eram significativamente menores do que os das mulheres com níveis de hemoglobina menores do que 12 g/dl. Os autores do estudo concluíram que as mulheres que sofrem de anemia pós-parto precoce podem estar em maior risco de desenvolverem depressão pós-parto.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários