Notícias de saúde

Diabetes ligado a tipos específicos de câncer

08 de janeiro de 2004 (Bilbiomed). O diabetes de tipo 2 já foi ligado anteriormente a um aumento no risco de surgimento de cânceres no fígado, pâncreas, rins, e útero, mas até agora pouco tinha sido estudado acerca da relação entre o diabetes de tipo 1 e o câncer.

Agora, uma pesquisa sueca, realizada no Instituto Karolinska, revela que pacientes portadores de diabetes do tipo 1 estão sob risco aumentado de desenvolverem determinados tipos de câncer.

Em estudo publicado no número de dezembro da revista Journal of the National Cancer Institute cientistas descobriram que pessoas portadoras do diabetes de tipo 1 apresentaram um pequeno aumento global na incidência de cânceres, se comparados com pessoas não diabéticas. Entretanto, o aumento da incidência em diabéticos de determinados tipos de cânceres foi muito maior: os diabéticos apresentaram quase o dobro de risco de desenvolverem tumores no estômago e no colo do útero, e quase três vezes o risco de desenvolver em cânceres do corpo do útero.

Segundo os pesquisadores, existem diferenças entre os dois tipos de diabetes, tanto metabólicas como hormonais. O diabetes de tipo 2 está associado com o aumento dos níveis de insulina circulante, enquanto que pacientes portadores de diabetes de tipo 1 tem uma tendência a apresentar níveis de insulina circulante muito baixos ou até mesmo nenhuma insulina.

Acredita-se que este aumento na insulina circulante no diabetes de tipo 2 tenha um papel na gênese de certos tipos de cânceres, especialmente os tumores do pâncreas.

Fonte: Journal of the National Cancer Institute, Dec. 3, 2003; vol 95: pp1797-1800

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários