Notícias de saúde

Infecções urinárias e tabagismo associados ao câncer

31 de dezembro de 2003 (Bilbiomed). Existe um número limitado de dados acerca da suposição de que uma história de infecções de vias urinárias (IVU) elevaria os risco de desenvolvimento de câncer renal. Além disso, não se sabe se qualquer associação de câncer renal com uma história de IVUs é modificada através de fatores de risco conhecidos, como o fumo e a obesidade.

Pesquisadores da Clínica Mayo, Estados Unidos, analisaram dados de uma população do estado americano de Iowa entre os anos de 1986–1989, e identificaram 233 casos de câncer renal na população masculina e 139 na população feminina. Os cientistas compararam estes pacientes estatisticamente a um outro grupo semelhante, não portador de câncer dos rins.

Os resultados do estudo, publicado esta semana na revista American Journal of Epidemiology, sugeriram uma associação positiva de história de IVUs com desenvolvimento câncer dos rins, com risco aumentando principalmente na população do sexo masculino e com uma história de tabagismo.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários