Notícias de saúde

Médicos generalistas podem ajudar pacientes a vencer o tabagismo

10 de Dezembro de 2003 (Bibliomed). Estatísticas demonstram que se cada médico conseguir que de 15 a 20% de seus pacientes consigam abandonar o vício do cigarro, haverá um grande impacto no número de vidas salvas a cada ano.

Os pacientes que abandonam o cigarro irão imediatamente diminuir os seus riscos para doenças cardíacas e bronquites, e com o passar do tempo, também reduzem o seu risco para diversos tipos de câncer, doenças pulmonares crônicas, e muitas outras doenças.

Apesar de grande parte dos fumantes manifestar o desejo de abandonar o vício, apenas 5% desse montante consegue atingir o objetivo. Nesse contexto, o médico generalista (o chamado “clínico geral”) goza de uma posição privilegiada para auxiliar seus pacientes a deixar de fumar: 70% dos fumantes visitam seu médico pelo menos uma vez por ano.

Segundo relatório publicado esta semana pela Associação Médica Americana em sua revista eletrônica American Medical News, os médicos generalistas devem procurar transmitir a seus pacientes mensagens claras, diretas e fortes contra o cigarro, estimulando-os a deixar de fumar.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários