Notícias de saúde

Médicas deixam para ter filhos mais tarde

16 de agosto de 2021 (Bibliomed). Até que ponto a profissão médica pode retardar uma gestação? De um modo geral, sabe-se que as mulheres médicas podem atrasar a procriação e ficar sem filhos com mais frequência do que as mulheres não médicas, mas o conhecimento existente se baseia em grande parte em dados de pesquisas autorrelatados.

Um novo estudo publicado em JAMA Internal Medicine objetivou comparar padrões de parto entre mulheres médicas e não médicas.

Neste estudo de coorte retrospectivo de base populacional de 5.238 médicas em idade reprodutiva, correspondendo 1:5 à não-médicas, as médicas adiaram significativamente o início da gravidez. Apesar desse atraso, as médicas finalmente alcançaram uma probabilidade de parto semelhante às não-médicas, devido às taxas mais altas de gravidez em idades maternas avançadas; este fenômeno foi mais pronunciado para médicas especialistas, se comparadas às generalistas.

O estudo concluiu que as médicas parecem retardar a gravidez e podem estar sob maior risco de resultados adversos da gravidez relacionados à idade.

Fonte: JAMA Internal Medicine. 2021;181(7):905-912.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários