Notícias de saúde

Estudo compara métodos de detecção do câncer de colo uterino

09 de Dezembro de 2003 (Bibliomed). Certos tipos de HPV – o papillomavirus humano – são a causa primária de quase todos os tipos de câncer do colo uterino. O HPV, que afeta mais de 5 milhões de pessoas a cada ano somente nos Estados Unidos, pode causar verrugas genitais ou pode ser completamente assintomático.

Para avaliar qual o melhor método de detecção precoce destes tipos de câncer, um grupo de pesquisadores participantes do estudo multicêntrico HART (HPV in Addition to Routine Testing) comparou o teste para HPV realizado no material de secreção obtido no colo do útero com o método tradicional, baseado no exame microscópico das células (exame de citologia).

Em artigo publicado na última sexta-feira na revista The Lancet, cientistas concluíram que o teste para HPV é mais sensível, porém menos específico que a citologia na detecção do câncer, sugerindo que o primeiro seja empregado em triagens para mulheres com mais de trinta anos, enquanto que o segundo (num regime de repetição após 1 ano) sirva à investigação de mulheres HPV positiva, e/ou com citologia normal ou limítrofe.

Esta abordagem poderia melhorar potencialmente os índices de detecção de cânceres intra-epiteliais do colo do útero, sem aumentar a necessidade de realização de exames locais.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários