Notícias de saúde

Estudo mostra eficácia da estimulação elétrica do estômago na redução da obesidade

14 de outubro de 2003 (Bibliomed). Um aparelho semelhante a um marcapasso cardíaco, implantado no estômago, está sendo testado desde 2000, como alternativa à cirurgia de redução do estômago para ajudar os obesos a perder peso.

Os resultados iniciais mostraram bons resultados. Caso estes sejam repetidos em estudo mais amplos, o aparelho poderá ajudar pessoas muito gordas que não conseguem emagrecer através de dietas ou medicamentos supressores de apetite, e não queiram se submeter à cirurgia.

O novo aparelho é denominado estimulador gástrico implantável e é ligado à parede do estômago com a função de reduzir a sensação de fome. A estimulação elétrica do estômago induz a sensação de saciedade.

Os resultados iniciais do implante do estimulador gástrico implantável foram apresentados neste último final de semana na reunião da Associação Norte-Americana para o estudo da Obesidade. O estudo avaliou 30 voluntários obesos, que tinham um peso médio de 109 quilos. Após um ano com o implante, dois terços dos voluntários perdeu em média 18 por cento do seu excesso de peso.

O tempo de cirurgia do implante é de menos de uma hora, e é feito através de um procedimento de videolaparoscopia.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários