Notícias de saúde

Cigarro "light" Expõe Fumante a Mais Alcatrão do que Promete

Por Andrew Holtz

CHICAGO (Reuters Health) - Fumantes que optam por marcas 'light' não estão obtendo os resultados esperados, de acordo com dados apresentados na 11a Conferência Mundial em Tabaco ou Saúde, em Chicago, Illinois.

Os palestrantes criticaram as marcas, que têm pouca relação com os atuais níveis de alcatrão inalados pelos fumantes.

Patti White, do Serviço Nacional Britânico de Saúde, entrevistou mais de 1.000 fumantes através de questionários.

"Mais de três quartos dos fumantes de cigarros 'light' haviam trocado suas marcas regulares", disse White. "Daqueles que trocaram, a razão mais comum foi sua preocupação com sua saúde", acrescentou White.

Entretanto, ela acrescentou que a maioria dos fumantes não sabia a quantidade de alcatrão em sua marca de cigarros. "Eles decidiram entre marcas quase que exclusivamente com base no rótulo descritivo: este é 'light', 'médio' e 'ultralight' e a cor do maço. Os fumantes escolheram a partir de informações apresentadas de forma difícil de compreender e sem sentido", afirmou White.

Donald Shopland, pesquisador do Instituto Nacional de Câncer, explicou que, mesmo se os fumantes soubessem os níveis de alcatrão, os resultados de testes do governo têm pouco sentido, pois fumantes não inalam da mesma forma que as máquinas de teste, de modo que normalmente eles estão expostos a muito mais alcatrão do que os testes podem indicar.

Shopland afirmou que as crescentes taxas de doenças entre fumantes desde que os cigarros 'light' foram introduzidos demonstram a falha do sistema federal de testes atual.

"Desse modo, no mesmo período em que tivemos este grande declínio na medida de alcatrão e nicotina em máquinas e uma grande mudança medida por alguns estudos do corte que tivemos, verificamos também um aumento nas taxas de morte por câncer de pulmão", disse Shopland.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários