Notícias de saúde

Comissão Européia compromete 1 bilhão de dólares para fundo contra AIDS, Tuberculose e Malária

28 de Julho de 2003 (Bibliomed).O presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, garantiu uma contribuição européia de $1 bilhão de dólares para o Fundo Mundial contra AIDS, Tuberculose e Malária no ano de 2004.

Mas ele advertiu que a União Européia, com seus 15 estados soberanos, às vezes trabalha lentamente, o que poderá retardar a liberação dos recursos. O Presidente Prodi falou na semana passada a uma conferência internacional em Paris que foi assistida pelo Presidente Chirac da França, Tommy Thompson, o secretário de saúde dos Estados Unidos, e por Kofi Annan, secretário geral das Nações Unidas.

O fundo mundial, que foi criado em junho de 2002, apóia intervenções baseadas nos países contra estas doenças. Desde sua criação recebeu aproximadamente $4.6 bilhões de dólares em pedidos, e foram designados $1.4 bilhões de dólares em doações para financiar mais de 150 programas em 92 países. Desta quantia foram alocados 60% para a África e foram dedicados 65% ao HIV e AIDS.

Os programas proverão tratamento antiretroviral para mais de meio milhão de pessoas infectadas pelo HIV, e apoiarão muitas crianças que se tornaram órfãs por causa da AIDS. Também cobrirá a detecção e tratamento de dois milhões de casos de tuberculose e liberará 20 milhões de tratamentos combinados para a malária resistente a outros medicamentos.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários