Notícias de saúde

Trombose venosa em pacientes com câncer: qual o melhor tratamento?

11 de Julho de 2003 (Bibliomed). Pacientes com câncer têm um risco significativo de trombose venosa recorrente apesar do uso de terapia com medicamento anticoagulante oral. Pesquisadores americanos e canadenses compararam a eficácia de um anticoagulante injetável - uma heparina de baixo peso molecular - com um agente anticoagulante oral na prevenção da trombose recorrente em pacientes com câncer.

O novo estudo, publicado na edição de ontem da revista The New England Journal of Medicine, e que avaliou pacientes com tromboembolismo, revelou que durante o período da pesquisa (seis meses), 27 de 336 pacientes no grupo de doentes recebendo a heparina de baixo peso molecular (dalteparina) apresentaram tromboembolismo venoso reincidente, comparado com 53 de 336 pacientes no grupo de anticoagulante oral. Os autores concluíram que, em pacientes com câncer e tromboembolismo venoso agudo, a dalteparina foi mais eficaz do que os anticoagulantes orais em reduzir os riscos de tromboembolismo recorrente, sem aumentar os riscos de sangramento.

Os únicos problemas do tratamento com a heparina de baixo peso molecular são a necessidade de injeções (por via subcutânea), uma vez que este tipo de medicamento não possui apresentação para uso por via oral, e o custo, muitas vezes superior ao dos anticoagulantes orais mais utilizados.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários