Notícias de saúde

Bebida isotônica pode provocar calcificação na bexiga, indica estudo com ratos

24 de Junho de 2003 (Bibliomed). Pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo sugere que o consumo de bebidas isotônicas aumenta a tendência de formação de precipitados de cálcio na bexiga. O problema atingiu tanto ratos sedentários quanto aqueles que praticaram exercícios de forma moderada. Ainda são necessários novos estudos para verificar os efeitos no homem.

A pesquisadora Nayda Parisio de Abreu, autora do trabalho apresentado como dissertação de mestrado na Unifesp, estudou 70 ratos machos albinos do tipo Wistar. Eles foram levados a gaiolas metabólicas e submetidos a uma série de dosagem bioquímica. Depois, foram divididos em nove grupos para que fosse analisado como a função renal se comportava nas diferentes situações.

Os animais dos grupos que praticaram exercícios (2, 3, 7 e 8) correram durante uma hora por dia (o equivalente, em humanos, a uma hora diária de caminhada) em uma esteira motorizada, cinco vezes por semana, por 40 dias. A velocidade foi de 20 metros/minuto, o que corresponde à intensidade moderada para o ser humano. A bebida isotônica foi administrada aos ratos duas vezes ao dia, em doses de 2 mililitros (grupos 3, 4, 8 e 9). O volume corresponde à ingestão de 500 ml/dia para um adulto de 70 quilos. Nos ratos que praticaram exercícios (grupos 3 e 8), a dose foi aplicada após a corrida e sete horas depois. Para surpresa da pesquisadora, não houve variação nos parâmetros bioquímicos da urina e do plasma dos animais. A função dos rins foi preservada. Mas ao analisar a bexiga dos ratos, a pesquisadora encontrou um material gelatinoso (matriz amorfo protéica, formada por Proteína de Tamm-Horsfall - THP e Enzima Conversora de Angiotensina - ECA) com precipitados de cálcio, nos animais que tinham recebido a bebida – em 41,6% dos ratos do grupo 3 e em 12,5% do 4.

Segundo a pesquisadora, na bexiga a THP em forma de gel promove a agregação de outros compostos, o que implica num risco para a formação de cálculo. “A pesquisa indica que esse cálculo teria aparecido se a bebida isotônica fosse ingerida por um período maior ou em dose mais elevada”, explicou.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários