Publicidade

Notícias de saúde

Pesquisadores brasileiros estudam novo remédio contra mal de Chagas

06 de Junho de 2003 (Bibliomed). Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto (FCFRP) e da Universidade de Franca (Unifran) estão próximos de desenvolver, em conjunto, um novo medicamento contra a doença de Chagas, mal que afeta mais de seis milhões de brasileiros e que mata mais de mil a cada ano. O novo medicamento tem como princípio ativo a cubebina – substância extraída a partir da semente seca da pimenta asiática (Piper cubela).

Os resultados obtidos até agora em células in vitro e em camundongos têm animado os pesquisadores. “Os medicamentos existentes hoje possuem vários efeitos colaterais. Afetam o sistema hepático dos pacientes, e acredita-se que alguns induzam a características mutagênicas, por exemplo. Já a cubebina praticamente não apresentou tais efeitos”, explicou o professor da FCFRP, Sérgio de Albuquerque.

Na opinião de Albuquerque, o potencial de um novo remédio contra a doença de Chagas desenvolvido por brasileiros é enorme, tanto do ponto de vista da saúde pública, como de mercado, já que o mal de Chagas é um problema tipicamente latino-americano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 16 milhões de pessoas na região.

No Brasil, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estima que a vigilância sanitária gaste cerca de R$70 milhões em internações e remédios para os chagásicos e no combate aos besouros vetores da doença, conhecidos como barbeiros ou chupanças. Além disso, é incalculável o prejuízo social causado pela doença, cujos sintomas podem se manifestar de 10 a 20 anos após o contágio. “Muitos doentes acabam tendo que se aposentar por invalidez”, ressaltou Albuquerque.

A pesquisa está sendo financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que já desembolsou, desde 1998, cerca de R$ 250 mil para o projeto, que está em negociação adiantada com um parceiro nacional, o Laboratório Teuto Brasileiro, de Anápolis (GO).

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: