Notícias de saúde

Álcool em gel reduz acidentes com queimaduras em mais de 60%

28 de Maio de 2003 (Bibliomed). A substituição do álcool líquido por gel nas prateleiras dos supermercados já mostra resultados positivos para a saúde pública. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Queimadura (SBQ) realizada em 56 centros de tratamentos de queimados no Brasil comprovou que o número de acidentes por álcool teve redução entre 60% e 65% depois que a resolução no 46 de 20/02/2002 foi publicada. No estado do Ceará, a redução foi de 80%, sendo que nos casos em que os pacientes se queimaram ao utilizar álcool gel, as lesões foram menos graves que naquelas vítimas do álcool líquido.

Isso significa também um menor custo com tratamento uma vez que esse tipo de acidente causa graves danos estéticos, psicológicos e em alguns casos funcionais. Segundo a SBQ, o custo diário do tratamento de um paciente “grande queimado” é de R$1.200 a R$1.500, sem levar em conta a reabilitação e os custos indiretos. Uma pesquisa da SBQ mostrou que a maior causa de acidentes são os líquidos super aquecidos, que abrange 37% dos casos. O local em que mais ocorrem acidentes é a cozinha, e a faixa etária mais atingida é até 12 anos com 33% das ocorrências.

No dia 6 de junho, quando se comemora o Dia Nacional do Queimado, a SBQ irá realizar uma grande campanha de esclarecimento. O presidente da SBQ, Edmar Maciel, explica que nesse período, os acidentes decorrentes das fogueiras e balões de festas juninas são outras causas de acidentes por queimaduras, também relacionadas ao álcool.

Desde agosto do ano passado, a venda de álcool líquido 96º GL está proibida, mas agravo de instrumento impetrado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região permitiu que as indústrias afiliadas à Associação Brasileira de Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea) comercializassem o produto. A venda de álcool líquido abaixo de 54º GL é permitida com ação de limpeza, mas a gerente-geral de Saneantes da Anvisa, Tania Pich, ressalta que o consumidor deve ficar atento porque as concentrações mais elevadas do álcool na forma gel “são melhores para as finalidades mais comuns como acender churrasqueiras”.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários