Publicidade

Notícias de saúde

Botox pode causar novas rugas, diz especialista

26 de Fevereiro de 2003 (Bibliomed). Apesar de ser um tratamento comprovadamente seguro e eficaz contra as rugas, as injeções de botox podem acabar provocando novas rugas. O alerta é do dermatologista David Becker, especialista do Weill Cornell Medical College, em Nova York. O médico explica que, de forma inconsciente, as pessoas que tomam as injeções recriam expressões faciais na área onde os músculos faciais foram paralisados pelo produto, o que pode fazer com que outros músculos tentem compensar a paralisia e novas rugas sejam criadas. O medicou observa, no entanto, que as novas rugas são, quase sempre, menos salientes.

O especialista enfatizou os riscos de fazer injeções de botox entre as sobrancelhas, uma das áreas cujos pacientes normalmente mais tratam com botox. “Nesse caso, depois do tratamento, os músculos na parte superior do nariz, no meio das sobrancelhas e nas pálpebras podem tentar recriar a expressão de uma carranca. Repetições dessas ações causam novas rugas”, disse Becker. O estudo foi publicado no jornal Cosmetic Dermatology, da sociedade americana para cirurgia cosmética.

Botox é um produto derivado da toxina Botulina A e quando injetado na pele paralisa temporariamente os músculos. Os efeitos das injeções aparecem de três a sete dias depois do tratamento e duram de três a quatro meses. Se o tratamento for repetido muitas vezes, os músculos ficam atrofiados ou mais frágeis e, com isso, os resultados duram por mais tempo. “Esse tratamento é comprovadamente seguro e efetivo, segundo múltiplos estudos clínicos”, disse um porta-voz da empresa Allergan, que produz o botox.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: