Notícias de saúde

Ministério da Saúde promove campanha para incentivar teste do HIV

27 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Durante o evento SP Fashion Week, que acontece esta semana, o Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de DST/Aids, vai iniciar uma campanha para estimular o teste do HIV, com o lançamento de um logotipo. Serão distribuídas onze mil camisetas com as duas marcas finalistas de um concurso nacional e o público vai escolher a vencedora, que será o símbolo da campanha “Fique Sabendo”. Artistas, empresários e profissionais da moda presentes no evento serão convidados a participar da campanha. O primeiro passo será preparar a rede pública de saúde para um aumento do número de testes e, em seguida, serão realizadas propagandas em mídia impressa e televisão. Simultaneamente, os profissionais de saúde serão sensibilizados para estimular o teste entre seus pacientes.

Esta será a primeira campanha direcionada à toda a população, promovida pelo Ministério da Saúde, desde o início da epidemia. Segundo os coordenadores, estimular o teste é um avanço na luta contra a Aids, já que promove o cuidado com os parceiros sexuais, o tratamento precoce dos sintomas e desmistifica o medo da doença, além de reforçar a importância do uso da camisinha. Os coordenadores ressaltam que cerca de 400 mil pessoas não sabem que estão infectadas e, além de contaminar outras pessoas, podem se reinfectar, fortalecendo o vírus e diminuindo a eficácia dos tratamentos atuais.

No Brasil já foram notificados 237.588 casos de Aids, dos quais 172.228 ocorrem em homens e 65.360 em mulheres. Embora a epidemia tenha diminuído em 15% desde 1999, houve um crescimento das notificações em homens heterossexuais e mulheres. O exame é oferecido gratuitamente em mais de 300 Centros de Testagem Anônima em todo o país e o resultado do teste é confidencial. Em caso positivo, a pessoa recebe acompanhamento psicológico e informações sobre seus direitos, ONGs e rede pública de assistência. O portador do HIV pode viver anos sem que a doença se manifeste, mas deve acompanhar a evolução do vírus, através de testes gratuitos.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários