Notícias de saúde

Combate ao câncer ganha programação na internet

17 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). No próximo dia 11, a Sociedade Brasileira de Cancerologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, vai inaugurar a Rede Brasileira de Combate ao Câncer (RBCC), uma programação específica sobre o assunto, que será transmitida via internet, através da TV Web Conexão Médica. As mais recentes descobertas e novidades na área serão transmitidas ao vivo, com base na tecnologia IP por satélite, inicialmente, para hospitais que possuem programas credenciados de residência médica em Oncologia Clínica e alguns centros que participam da rede de Centros de Alta Complexidade em Oncologia do SUS. Além de transmitir a programação, a Rede vai permitir interatividade entre os médicos.

O objetivo da RBCC é propiciar a atualização constante dos profissionais de medicina e democratizar o conhecimento científico, através da troca de experiências entre os centros de referência e os hospitais que atuam no combate ao câncer. Serão transmitidas também informações sobre novas técnicas de prevenção e diagnóstico da doença, além de dados epidemiológicos, melhorando o atendimento à população. Segundo a médica Nise Yamaguchi, diretora científica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, a ciência avançou muito nos últimos anos. “É necessária uma reorganização dos conceitos, uma constante atualização dos médicos e uma reavaliação dos tratamentos para melhorar a abordagem do paciente com câncer”, explicou.

A atuação da Rede pode ser dividida em duas partes. A primeira é integrar os Hospitais Estratégicos de Combate ao Câncer para o desenvolvimento de programas de atualização, treinamento de profissionais e contato multidisciplinar. O segundo passo é a disseminação de informações entre pacientes e familiares, para incentivar a prevenção do câncer e estimular a valorização do ser humano, buscando fornecer atenção psicológica e afetiva. “A disseminação científica de qualidade é a principal finalidade das Sociedades Científicas e da Rede Brasileira de Combate ao Câncer. É uma forma de desempenharmos nosso papel com agilidade e fidelidade”, afirmou André Moraes, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários