Notícias de saúde

Domingo é Dia Mundial de Luta Contra a Aids

29 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Preconceito e Discriminação são os temas deste ano para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1o de dezembro em todo o mundo. De acordo com os últimos dados da Unaids/ONU, a Aids matará 3,1 milhões de pessoas até o final deste ano, e outras 5 milhões serão infectadas com o vírus da doença. Estima-se que 42 milhões de pessoas – metade delas mulheres – estão vivendo com o HIV/Aids.

A campanha nacional foi lançada na última terça-feira. Estão sendo distribuídos cartazes e folders informativos, com a imagem de um rapaz de costas e os dizeres "É assim que muita gente encara a Aids. Encare a Aids com informação sobre prevenção e respeito aos portadores. 1º de dezembro. Dia Mundial de Luta Contra a Aids".

A campanha também conta com um filme para TV, que começa com uma imagem desfocada de uma mulher deitada num sofá e uma mancha vermelha próxima à barriga, insinuando ser uma mancha de sangue. Uma locução em off entrará com a seguinte frase: "Com preconceito é assim...". A cena volta ao foco e o que se vê é uma mulher sorrindo, deitada no sofá, segurando em uma das mãos um cartão e na outra um ramalhete de flores vermelhas. Novamente em off, a locução completa a frase anterior: "Você não enxerga as coisas como realmente são. Aids, o preconceito tem cura".

O dia 1º de dezembro foi escolhido em 1987 para ser o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e reforçar sentimentos como solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. O símbolo da solidariedade e do comprometimento na luta contra a Aids é um laço vermelho, criado em 1991 por um grupo de profissionais de arte de Nova Iorque, que queria homenagear colegas mortos ou infectados pelo vírus da Aids, conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/Aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários