Notícias de saúde

Saúde é tema de Conferência Latino-Americana

06 de Novembro de 2002 (Bibliomed). A III Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde acontecerá de 10 a 13 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Durante o evento, representantes de diversos países das três Américas tentarão identificar as necessidades e as possíveis soluções para seus problemas comuns na área da saúde. Durante a conferência será elaborada a “Carta de São Paulo pela Promoção da Saúde”, documento que reunirá as discussões ocorridas e fortalecerá a união dos países latino-americanos para a educação e promoção da saúde, sugerindo aos governos diretrizes para a administração da saúde.

Para a coordenadora da conferência, Márcia Faria Westphal, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, a maior tarefa do evento é representar a articulação dos países da América Latina em busca da educação e promoção da saúde. A coordenadora ressalta que a conferência é uma oportunidade de se mostrar a iniqüidade existente nos países latino-americanos, e também de analisar a relação entre desigualdades sociais e condições de saúde. “Estes países têm como maior semelhança a desigualdade social em que vivem, e nessa perspectiva seus problemas e soluções podem ser relacionados”, justificou.

Segundo Westphal, a conferência trabalhará com o novo conceito de promoção da saúde, que utiliza, além de conceitos médicos e biológicos, elementos de áreas como psicologia, sociologia e até economia – o que justifica as apresentações de pessoas não ligadas diretamente à saúde, como o economista Paul Singer e o juiz Syro Darlan. Além das mesas-redondas e fóruns para discussão, estão programadas visitas técnicas a entidades que colocam em prática o que será apresentado. A FSP também sediará pré-cursos que servirão como base introdutória para a conferência.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10, no Memorial da América Latina (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda) ou na FSP (Avenida Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César). O evento é uma iniciativa da FSP, Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde e Oficina Regional Latino-americana da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação Para a Saúde.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários