Notícias de saúde

Campanha de prevenção à osteoporose mobilizará cinco capitais

01 de Novembro de 2002 (Bibliomed). A Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica (SBDens) realizará no próximo dia 24 uma Campanha Nacional de Prevenção da Osteoporose. O dia será marcado por diversas ações, em cinco capitais brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Médicos especialistas orientarão a população através de palestras e distribuição de material impresso, com destaque para a prevenção.

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela fragilidade dos ossos com diminuição de massa óssea e conseqüente aumento do risco a fraturas. As estatísticas brasileiras indicam que, do total de mulheres atingidas pela doença – cerca de 8 milhões – 2,4 milhões sofrerão fraturas e aproximadamente 200 mil morrerão como conseqüência delas.

A questão também deve ser analisada sob o ponto de vista financeiro. Levantamentos realizados em 1998 pelo Ministério da Saúde indicam que os gastos com aproximadamente 19 mil fraturas de pacientes com osteoporose absorveram recursos da ordem de 27,5 milhões de reais, só com cirurgias e internações, além dos prejuízos causados com afastamento do trabalho e fisioterapia. Vale lembrar ainda que a população idosa no Brasil vem crescendo. A previsão é de que até o ano 2025 cerca de 30 milhões de pessoas terão mais de 60 anos. Em 2050 teremos 3 milhões de pessoas com mais de 100 anos.

Recentes estudos feitos em 12 cidades brasileiras, com 700 pacientes, provaram que somente os mais privilegiados têm acesso aos exames de prevenção. Em 65% dos casos, pessoas com mais de 50 anos tinham osteopenia com perda de 30% de massa óssea.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários