Notícias de saúde

Três passos simples para o combate à osteoporose

20 de outubro de 2011 (Bibliomed).  No dia 20 de outubro é comemorado o dia mundial da osteoporose, uma doença que afeta cerca de 9,5 milhões de pessoas no Brasil.

Essa condição é caracterizada pela perda significativa de massa óssea, deixando os ossos fracos, ocos, sensíveis e mais propensos a fraturas. A osteoporose é um fator normal do envelhecimento, e como raramente apresenta sintomas, exames preventivos são extremamente importantes. Sem eles, a doença pode ser identificada apenas quando houver um evento grave, como uma fratura espontânea. Como o retardo da doença é uma possibilidade, a prevenção é a melhor forma de combate.

A organização World Osteoporosis Day (Dia Mundial da Osteoporose) publicou um relatório de 24 páginas em uma campanha contra a doença. Nele é discutida uma estratégia de três passos pra fortalecimento de músculos e ossos.

A professora Heike Bischoff-Ferrari, diretorado Centro de Envelhecimento e Mobilidade da Universidade de Zurique (Suíça) é a autora do relatório. De acordo com ela “não importa qual a sua idade, você pode otimizar a saúde dos seus ossos ao seguir três passos essenciais”.

“Primeiro, você deve assegurar o consumo suficiente de ingestão de vitamina D. Segundamente, sua dieta deve incluir quantidades adequadas de cálcio e proteína. Finalmente, você deve assegurar que você está fazendo exercícios diários de suporte de peso e fortalecimento de músculos”, explica.

Porém, para que essas medidas sejam eficazes, todas devem ser incorporadas aos hábitos diários da pessoa. Elas formam uma combinação onde uma atitude beneficia a outra, formando um ciclo.

A saúde óssea é importante em todas as fases da vida, e as diretrizes da World Osteoporosis Day devem ser seguidas não apenas por idosos, mas por pessoas de todas as idades. A ingestão suficiente de cálcio, proteínas e vitamina D, e a prática regular de atividades físicas é benéfica para todos e, em especial, para crianças e adolescentes, por ajudar no processo de desenvolvimento e crescimento dos ossos.

Para mais informações sobre a campanha e o download do relatório, acesse o site www.worldosteoporosisday.org

Fonte: World Osteoporosis Day, 19 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários