Notícias de saúde

Lentes de contato podem causar lesões graves

25 de Outubro de 2002 (Bibliomed). O que era para ser uma brincadeira pode acabar gerando sérios problemas. As lentes de contato coloridas e exóticas, vendidas simplesmente com fins estéticos e sem prescrição de um especialista, representam graves riscos de lesão ocular permanente. O alerta foi feito no início desta semana pela Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana que regula alimentos e remédios.

Segundo as autoridades de saúde dos Estados Unidos, as lentes coloridas e não-corretivas estão sendo vendidas diretamente para os consumidores em feiras, lojas de conveniência e quiosques na praia. “Os consumidores devem entender que as lentes de contato coloridas e exóticas, assim como as usadas para corrigir a vista, representam graves riscos à saúde dos olhos se forem distribuídas sem uma prescrição válida e sem a recomendação de um profissional qualificado”, disse Lester Crawford, representante da FDA.

A agência governamental afirmou ter recebido relatos de úlceras da córnea associadas ao uso das lentes com desenhos e cores diferentes por períodos mais longos do que o recomendado. As úlceras da córnea podem piorar rapidamente e causar infecções, se não forem tratadas. Essas infecções, quando não são controladas, podem levar a danos graves à visão e, em casos extremos, podem inclusive causar cegueira.

Além de alertar os consumidores para os riscos do uso de lentes sem orientação, a agência de saúde também pediu que as autoridades impeçam a entrada dos produtos nos Estados Unidos e avisou que apreenderá qualquer lente vendida em desacordo com a legislação. As autoridades norte-americanas temem que a procura aumente com a aproximação das festas de Dia das Bruxas (31 de outubro). No Brasil, além de atrair aquelas pessoas que querem ter um charme a mais, as lentes coloridas estão na moda por causa da novela global “O Beijo do Vampiro”.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários