Notícias de saúde

CNBB e Pastoral da Criança reforçam campanha contra dengue

16 de Outubro de 2002 (Bibliomed). A luta contra a dengue ganhou um reforço importante. Por intermédio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Pastoral da Criança, mais de cinco mil paróquias e 261 dioceses brasileiras receberão os materiais informativos sobre o controle da dengue, distribuídos pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A CNBB mobilizará uma rede de 710 comunicadores voluntários que divulgarão informações sobre o controle da dengue. Já a Pastoral da Criança espera alcançar mais de 1,6 milhão de crianças e a mais de 76,8 mil gestantes de 32.743 comunidades. A fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, considera a instalação do Comitê Nacional de Combate à Dengue de fundamental importância para a mobilização no combate à dengue e, especialmente, para a conscientização das famílias sobre a sua própria responsabilidade no controle da doença, já que 90% dos focos do mosquito transmissor estão nas residências.

O Comitê foi instalado em 1º de outubro com a função principal de discutir e articular ações que envolvam todos os segmentos sociais no combate à dengue. Diversas ações serão realizadas durante os meses que antecedem o verão para evitar a ocorrência de uma epidemia de dengue. No Dia D, que será comemorado em 23 de novembro, a população se mobilizará para identificar, eliminar ou tratar objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), lançado em 24 de julho deste ano, conta com cerca de R$ 1 bilhão para reduzir a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti em todos os municípios brasileiros; reduzir em 50% o número de casos em 2003, em relação a 2002; e a menos de 1% os óbitos por dengue hemorrágica.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários