Notícias de saúde

Dia Mundial do Coração será marcado por campanhas educativas

26 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Comemorado no último domingo de setembro, desde 1965, o Dia Mundial do Coração busca conscientizar a população para a importância de se ter um estilo de vida saudável. Além da eliminação do cigarro, recomenda-se controle do peso, nutrição saudável e prática regular de exercícios.

Essa preocupação é fundamentada: a Federação Mundial de Cardiologia já coloca a obesidade como maior causa de doenças cardiovasculares, ao lado do tabagismo. Estima-se que existam 1 bilhão de pessoas com obesidade ou sobrepeso no mundo. Desse total, 22 milhões são crianças com idade entre 4 e 14 anos, sendo que nos Estados Unidos a relação é de uma em cada três crianças. No Brasil, 12% das mulheres e 7% dos homens adultos são obesos.

Na Semana do Coração, vários postos de atendimento direto serão montados em locais públicos, como aeroportos, rodoviárias, praças e parques. A população será orientada a controlar o peso, a pressão arterial e o nível do colesterol; observar a alimentação e mantê-la com menos sal, baixa gordura saturada e baixo colesterol; evitar o estresse e o cigarro; verificar se tem diabetes. Também aprenderá que apenas 30 minutos de caminhada todos os dias ajudam a ter um coração saudável por toda a vida. E que esportes de praia, natação, ciclismo, golfe, dança, jardinagem e até atividades domésticas também são práticas saudáveis.

Uma das atividades programadas neste ano em São Paulo é a Segunda Caminhada pela Qualidade de Vida, que se realizará no dia 29, das 8 às 11 horas, na Reserva do Utinga. A concentração será às 7h30, na Avenida Magalhães Barata, 651. Os participantes realizarão exercícios de alongamentos e relaxamentos, antes e depois da caminhada.

A campanha mundial é organizada pela Federação Mundial de Cardiologia. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/Funcor) conta com o apoio do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sociedade Brasileira de Hipertensão, Departamento de Hipertensão e de Aterosclerose da SBC, entre outras instituições. A Semana do Coração incentivou a criação de outras campanhas, como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol (08/08), Dia Mundial Contra o Tabaco (31/05), Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (26/04) e Dia Nacional do Exercício Físico (18/11).

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários