Notícias de saúde

Semana Mundial da Amamentação termina domingo

Belo Horizonte, 04 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Termina no próximo domingo, em cerca de cem países de todo o mundo, a 10ª Semana Mundial da Amamentação (SMAM), promovida no Brasil pelo Senac-SP, com o apoio institucional da Waba (World Alliance for Breast feeding Action).

Este ano, o tema da campanha é "Amamentação na era da informação" e o principal objetivo é estimular os governos, ONGs, escolas, empresas e a população em geral a integrar projetos, recursos e utilizar diversas formas de mídia, que vão desde a internet, rádio e televisão, até contadores de histórias, marionetes, música e teatro, para divulgar a importância do aleitamento materno.

Por esse motivo, durante a semana estão sendo feitos cadastros de mães doadoras, distribuição de cartilhas educativas, arrecadação de frascos para a coleta de leite, orientações em postos de saúde e atividades culturais como apresentações teatrais, exposições e vitrines-vivas.

Em São Paulo, a estimativa é de que aproximadamente 400 mil pessoas sejam beneficiadas. É a primeira vez que a campanha atinge todo o estado. No Brasil, a atriz Isabel Fillardis (que amamentou sua filha, Ana Luz, por seis meses, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde), é a madrinha da campanha, sucedendo Glória Pires, em 2000, e Luiza Brunet, em 1999.

A primeira Semana Mundial de Saúde aconteceu em 1992, incentivada pela "Declaração de Innocenti", firmada dois anos antes, em Florença, na Itália, por 40 países, inclusive o Brasil. A partir da declaração, a OMS e o Ministério da Saúde passaram a recomendar o aleitamento materno entre seis meses e dois anos de idade da criança.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários