Notícias de saúde

Alguns cuidados ajudam a evitar gripe

24 de Setembro de 2002 (Bibliomed). A gripe está levando milhares de pessoas, principalmente crianças, para a cama neste final de estação. O inverno atípico, com baixa umidade no ar, pancadas ocasionais de chuva e uma brisa mais fria principalmente ao amanhecer, tem deixado os hospitais de todo o país lotados, desde a segunda quinzena de agosto.

Mas, alguns cuidados podem ajudar a impedir que o vírus da gripe se instale no corpo. Deve-se evitar aglomerações e redobrar os cuidados higiênicos, principalmente em relação a quem está afetado pela doença. Se o vírus se instalou, antitérmico e hidratação são a receita básica para combatê-lo e evitar complicações respiratórias, como pneumonia e bronquites. O mal estar costuma durar de três a cinco dias.

Os sintomas mais freqüentes são dores no corpo, febre alta, prostração, vômito e diarréia. As fortes dores no corpo, principalmente no tórax, podem confundir o diagnóstico com pneumonia, mas, na maioria dos casos, o paciente é tratado em casa.

As crianças são mais suscetíveis a complicações e, por isso, é aconselhável que tomem soro, de preferência o que é distribuído pelos postos de saúde, que além de água, sal e açúcar, contêm outros componentes como potássio. A alimentação também ajuda. Uma dieta leve - a base de sopa, frango e arroz - facilita a digestão, ajudando no controle da diarréia e dos vômitos. Do total de internações, 70% correspondem a crianças com menos de quatro anos.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários