Notícias de saúde

Mascar chiclete acelera recuperação após cirurgia intestinal

01 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Desconforto gástrico, náusea e vômito são sintomas comuns em pacientes que acabam de ser submetidos a cirurgias de grande porte no abdômen. Um pequeno estudo demonstrou que a goma de mascar pode ajudar a recuperar mais rapidamente o funcionamento intestinal normal após a operação, reduzindo a permanência do doente no hospital e, conseqüentemente, os riscos que isso representa.

Pesquisadores já haviam demonstrado que mascar chiclete, “simulando a alimentação”, estimula a atividade intestinal em humanos. Para avaliar a possibilidade do uso de gomas de mascar produzir esse efeito em pacientes submetidos à cirurgia abdominal, a equipe de Takayuki Asao, da Escola de Medicina da Universidade de Gunma, em Maebashi (Japão), estudou 19 pessoas que passaram por remoção cirúrgica de parte do cólon para eliminar um câncer que atingia o órgão. Dez pacientes mascaram chiclete três vezes ao dia, desde a primeira manhã posterior à cirurgia até o momento em que conseguiram se alimentar. O restante não usou goma de mascar.

Os pacientes que usaram o chiclete recuperaram o funcionamento intestinal normal com maior rapidez. Eles eliminaram gases pela primeira vez cerca de dois dias após a operação, enquanto as pessoas que não mascaram goma o fizeram após cerca de três dias. Os pacientes que mascaram chiclete apresentaram o primeiro movimento intestinal cerca de 2,7 dias antes que o grupo que não usou a goma.

Para explicar os resultados, os pesquisadores levantaram a hipótese de que mascar chiclete possa estimular os reflexos envolvidos na digestão, além de liberar saliva e outros sucos digestivos. “A goma de mascar deveria ser acrescentada como um tratamento auxiliar no pós-operatório, pois contribui para a redução do período de internação", concluiu a equipe, em um artigo publicado na edição de julho do Journal of the American College of Surgeons.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários