Notícias de saúde

Gomas de mascar após cesariana podem ajudar na recuperação da mulher, aponta estudo

02 de setembro de 2009 (Bibliomed). Marcar chicletes sem açúcar pode ser uma forma simples e barata de as novas mães fazerem seus intestinos "funcionarem" novamente após uma cesariana, segundo estudo da Universidade do Cairo, Egito. De acordo com os autores, como em qualquer cirurgia abdominal, a função intestinal pode ficar lenta por algum tempo após a cesariana, levando a gases e prisão de ventre. Porém o novo estudo aponta que as gomas de mascar podem ajudar essas mulheres a recuperarem a função intestinal e a reduzirem seu tempo de internação.

Os testes incluíram 200 mulheres submetidas ao parto cesariana sob anestesia geral, com metade sendo selecionada para mastigar, a cada duas horas, uma goma de mascar sem açúcar, iniciando duas horas após o procedimento. O outro grupo recebeu apenas os cuidados padrão, incluindo caminhadas em volta da cama para incentivar o movimento dos intestinos.

De forma geral, os especialistas observaram que as mulheres que estavam mascando chicletes recuperaram o movimento dos intestinos 21 horas após a cirurgia, em média, contra as 30 horas necessárias para o outro grupo. E essas pacientes receberam alta em aproximadamente 41 horas, enquanto o grupo em tratamento padrão saiu do hospital somente 50 horas após a cesariana –diferença que, segundo os autores, não pode ser subestimada, principalmente em países em desenvolvimento, que têm recursos limitados de saúde.

Os autores explicaram que a goma de mascar pode ser benéfica nesses casos, porque a ação de mastigá-la desencadeia uma resposta do sistema nervoso e a liberação de hormônios digestivos que estimulam a atividade dos intestinos. Mas o que ainda não está claro é se essa mesma prática pode ajudar em casos de anestesia local, que pode interferir na ativação do sistema nervoso. Por isso, mais estudos são necessários para confirmação.

Fonte: BJOG. Agosto de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários