Notícias de saúde

Grávidas que fazem diálise podem concluir gestação com sucesso

26 de Julho de 2002 (Bibliomed). Uma boa notícia para as mulheres que precisam fazer hemodiálise e querem engravidar. O risco continua existindo, mas cerca de 60% das mulheres grávidas que passam pelo tratamento podem ter uma gravidez bem-sucedida, segundo pesquisadores tailandeses. "Para as mulheres que fazem diálise e desejam engravidar ou levar a gestação a termo, o planejamento detalhado do cuidado com a mãe e com o feto é obrigatório. Os obstetras devem desempenhar o papel principal de coordenação da supervisão dessas gestações, ao lado do nefrologista e do neonatologista", aconselharam os pesquisadores, na edição de julho do American Journal of Obstetrics and Gynecology.

A equipe de Na-Shine Chao, do Chang Gung Memorial Hospital, em Tao-Yuan, estudou 15 mulheres submetidas à hemodiálise entre os anos de 1990 e 2000. No grupo, houve 18 gestações. Quatorze pacientes faziam diálise havia cerca de cinco anos e uma paciente começou o procedimento quando estava na 16a semana de gestação. No total, 12 crianças nasceram vivas e nove bebês sobreviveram. Outras cinco mulheres optaram por interromper a gestação. Os bebês nasceram em média com 32 semanas e peso de 1,542 quilo. Seis partos foram feitos por cesariana.

Durante a gravidez, todas as mulheres receberam transfusão de sangue ou drogas que estimulam a produção de células vermelhas para combater a anemia. Treze pacientes desenvolveram hipertensão, sendo que oito receberam drogas para controlar a pressão. Seis grávidas apresentaram poliidrâmnio (distúrbio em que há acúmulo excessivo de líquido no saco amniótico), problema parcialmente resolvido com a diálise.

A diálise é um procedimento necessário para remover as toxinas da corrente sanguínea de pessoas com insuficiência renal, ou seja, cujos rins perderam a capacidade de filtrar o sangue. Durante a gravidez, a duração da diálise aumentou de quatro a seis sessões semanais, de quatro horas cada, indicou o estudo.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários