Notícias de saúde

Novo medicamento contra Aterosclerose chega no mercado em 2003

23 de Julho de 2002 (Bibliomed). Um novo medicamento no combate à Aterosclerose deve chegar no mercado brasileiro e de outros 11 países no segundo semestre de 2003. O Crestor, que tem como substância ativa rosuvastatina, é um redutor de colesterol que pertence à classe das estatinas (substância que inibe a ação de enzimas responsáveis pela produção de colesterol). Os resultados de estudos sobre a nova droga foram apresentados no último dia 13, no I Future Fórum Brasil, em São Paulo. “As pesquisas mostraram que a nova droga é mais potente ao reduzir a produção de colesterol ruim incluindo partículas de LDL difíceis de serem eliminadas. Além disso, tem melhor metabolização hepática e baixo potencial de interação com outros medicamentos", explicou o cardiologista Francisco Fonseca, coordenador do Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Mas, o melhor caminho ainda é o da prevenção. De 22 a 29 de julho, o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia estará promovendo uma campanha nacional contra o colesterol elevado que irá percorrer sete estados brasileiros e atingir cerca de 180 mil pessoas. O objetivo é mostrar que a maior parte dos fatores de risco da doença - hipertensão arterial, elevação do colesterol, tabagismo, obesidade, Diabetes Mellitus, estresse, sedentarismo e hereditariedade - está relacionada com o estilo de vida da pessoa e que a prevenção deve ser feita a partir de mudanças de hábitos, como deixar o sedentarismo de lado, ter uma alimentação saudável com dieta rica em frutas, verduras e carne magra, não fumar e levar uma vida menos estressante.

A Aterosclerose é doença crônica-degenerativa, que leva à obstrução das artérias pelo acúmulo de gorduras (principalmente colesterol) em suas paredes e pode comprometer o funcionamento de órgãos importantes levando ao derrame cerebral, infarto do coração e até mesmo à morte.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários