Notícias de saúde

Governo norte-americano incentiva programa de abstinência sexual

08 de Julho de 2002 (Bibliomed). O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vai investir quase US$ 30 milhões na organização de reuniões que incentivem a abstinência sexual antes do casamento entre os adolescentes do país.

A medida anunciada esta semana pelo secretário de Saúde Tommy Thompson é uma tentativa de retardar a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) entre os norte-americanos, sobretudo nas faixas etárias mais jovens. A verba será destinada a escolas, igrejas e centros de saúde, que devem criar programas capazes de incentivar mudanças no comportamento, convencendo os adolescentes a não manterem relações sexuais antes do casamento.

O governo americano pretende, além de diminuir a transmissão de DSTs, conter a gravidez indesejada. Outra preocupação das autoridades norte-americanas diz respeito ao avanço da Aids, à mortalidade da doença e aos custos do tratamento. O programa de abstinência sexual faz parte das metas de campanha de Bush. Durante o período eleitoral, o presidente norte-americano prometeu destinar até US$ 135 milhões em projetos que tratassem do assunto. O investimento nada tímido não virá sozinho. O secretário Tommy Thompson adianta que o programa terá outra etapa nos próximos meses, ocasião em que novos repasses serão feitos.

O programa nem chegou a ser implantado e já divide opiniões, sobretudo dos políticos democratas. Parte da oposição critica a idéia de abstinência e sugere que os métodos contraceptivos e as formas de prevenção sejam temas incluídos nos debates sobre o assunto, realizados nas igrejas, escolas e centros de saúde. O único impedimento para isso, no entanto, é que a lei federal em vigor nos Estados Unidos veta o uso de verbas de Washington em programas de orientação sobre formas de prevenção e sobre a adoção de métodos anticoncepcionais voltados para o público adolescente. Sendo assim, os repasses federais só podem ser destinados a programas que incentivem e convençam os adolescentes a não praticar o sexo antes do casamento.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários