Notícias de saúde

São Paulo conclui municipalização da saúde

04 de Julho de 2002 (Bibliomed). O Programa de Saúde da Família na cidade de São Paulo já é totalmente administrado pelo município. O Projeto Qualis, que até então estava sob a supervisão estadual, foi totalmente municipalizado.

As 200 equipes que prestam atendimento básico à saúde e que fazem parte do projeto se juntaram às outras 300 que já estavam sob a administração da Secretaria Municipal de Saúde. Cada equipe conta com cinco ou seis agentes de saúde, um médico, um enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem. Os agentes de saúde pertencem à comunidade onde trabalham e podem ingressar no grupo depois de serem devidamente treinados e contratados.

As 500 equipes vão atender a 500 famílias nos 41 distritos de saúde de saúde da cidade. Segundo a coordenadora do programa, Ana Chiesa, o PSF existe em toda a capital mas será dada prioridade de atendimento às famílias com renda de até cinco salários mínimos.

No Programa de Saúde da Família, os agentes de saúde visitam a população de casa em casa, uma vez por mês. O objetivo é acompanhar de perto a saúde das pessoas, encaminhando-as para tratamento assim que o problema é detectado. Atento ao estilo de vida de cada família, os agentes têm também a tarefa de levar informação sobre saúde e prevenção para as pessoas atendidas.

O Qualis é uma parceria entre a Fundação Zerbini, a Casa de Saúde Santa Marcelina, a associação Congregação Santa Catarina e a Universidade de Santo Amaro.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários