Notícias de saúde

Usuários do SUS avaliam serviço prestado por hospitais em 2001

29 de Maio de 2002 (Bibliomed). O Ministério da Saúde divulgou uma listagem com os hospitais do País que prestaram os serviços hospitalares com melhores condições para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2001.

Esta foi a segunda edição do prêmio Qualidade Hospitalar, concedido aos hospitais que se destacaram pela qualidade do serviço oferecido ao paciente. O Hospital Sarah Kubitschek de Brasília recebeu a melhor nota – 9,8 – entre as mais de 4 mil unidades de saúde que foram avaliadas. Os outros hospitais que receberam as maiores notas, em sua maioria, ficam nas regiões Sudeste e Sul. As diferenças regionais foram significativas. As avaliações piores foram feitas em hospitais do Nordeste e Norte, que tiveram notas abaixo da média nacional, que foi de 8,2. No Sudeste, por exemplo, a nota média foi de 8,37.

Por estado, as notas médias maiores foram encontradas no Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Ao contrário, em Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão e Pará as notas médias foram as mais baixas do País. O ministro da Saúde, Barjas Negri, comentou o resultado, afirmando que as unidades com piores notas precisam de melhorias na estrutura física, no trabalho de diagnóstico e no treinamento de seus funcionários.

O ministro acredita que o serviço das regiões Norte e Nordeste ainda vai levar muito tempo para se igualar ao das regiões mais bem avaliadas. São Paulo abriga metade das dez entidades que apresentaram as melhores notas: o Hospital Amaral Carvalho, o Instituto do Coração, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, o Hospital Estadual de Sumaré e o Real Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência. Entre os dez melhores estão ainda unidades de saúde do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. O Ministério da Saúde não divulgou o nome dos hospitais que tiveram as piores notas.

A avaliação dos hospitais foi feita com base na Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS. Os usuários opinaram sobre as condições das instalações físicas, o trabalho das equipes e o tratamento recebido. A nota também foi influenciada pelo número de denúncias recebidas pela Secretaria de Assistência à Saúde. O Ministério concedeu ainda um certificado aos hospitais participantes do Programa “Centros Colaboradores para a Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar”. Cerca de 30 hospitais colaboradores prestam consultoria a outros 60 hospitais, incentivando melhorias estruturais e no atendimento. Entre os certificados como colaboradores, há unidades da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários