Notícias de saúde

Acarajé vai ganhar selo de qualidade

09 de Maio de 2002 (Bibliomed). O tradicional acarajé baiano vai ter selo de qualidade. Até julho, cerca de mil baianas vão participar de cursos e seminários para aprender os procedimentos adequados para o preparo seguro do acarajé. O objetivo é agregar segurança alimentar e diminuir os riscos de contaminação dos alimentos.

Em fevereiro, uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia, que identificou falta de condições higiênico-sanitárias em 100% dos acarajés produzidos nos pontos turísticos do estado baiano, foi divulgada em rede nacional de televisão. Baianas e autoridades querem agora resgatar a imagem do acarajé e garantir alimentos de qualidade para os turistas.

Batizado de "Acarajé 10", o projeto é iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), Instituto de Hospitalidade de Salvador, vigilâncias sanitárias municipal e estadual, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O pontapé inicial foi dado com um seminário sobre segurança alimentar, no último dia 30.

O "Acarajé 10" abrange toda a cadeia de produção e comercialização de acarajés. As baianas e auxiliares de cozinha vão aprender a escolher melhor a matéria-prima, normas de higiene das instalações onde o acarajé começa a ser preparado, como transportar os alimentos e conservá-los nos tabuleiros, e ainda vão receber explicações sobre a importância da segurança alimentar. Ao final do projeto, as baianas que produzirem acarajé com qualidade vão receber um selo de certificação.

Acarajé

O acarajé é um bolinho originário da culinária africana, feito de massa de feijão-fradinho, frito em azeite de dendê e recheado com camarão seco, cebola, milho verde, amendoim torrado, castanha de caju, côco, tomate, azeite de oliva e molho de pimenta. É também conhecido como acará.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários